Archive for dezembro 2011

,

Votação do Plano Nacional de Educação na Câmara fica para 2012

A votação do relatório do PNE (Plano Nacional de Educação) na Câmara dos Deputados vai ficar para o próximo ano. Em reunião na manhã desta quarta-feira, a comissão especial que analisa o assunto adiou para fevereiro a apresentação do texto final, que deve ser votado no mês seguinte.

A reunião contou com a participação de apenas três dos 26 deputados que integram a comissão especial: Alex Canziani (PTB-PR), que presidiu a reunião, Angelo Vanhoni (PT-PR), que é o relator do projeto, e Izalci (PR-DF).

Vanhoni argumentou que não conseguiu fechar o relatório final por conta da grande quantidade de emendas apresentadas --449 no total. O prazo regimental para a apresentação de emendas terminou no fim da tarde desta quarta-feira.

"Teremos tempo para analisar todas as emendas e oferecer o relatório final no mês de fevereiro", disse o relator. A primeira reunião da comissão em 2012 será no dia 8 de fevereiro.

Vanhoni afirma que não teve tempo para analisar a fundo as emendas ao seu texto, mas adianta que muitas delas são referentes à polêmica meta 20 --que estabelece o percentual do PIB (Produto Interno Bruto) que deve ser investido em educação.

O plano original do governo previa a elevação do investimento público de forma a atingir até 2020 o índice de 7% do PIB. Muitas das emendas solicitam 10%, que também é a bandeira de entidades ligadas ao setor de educação.

O relatório apresentado na semana passada por Vanhoni determinava 8% de investimento "total" --o acréscimo dessa palavra resulta na inclusão também a concessão de bolsas, por exemplo, e outros encargos. Por isso o relator foi acusado por alguns parlamentares de "maquiar" os números.

O próprio Vanhoni informou que vai modificar essa meta. Segundo o relator, o índice de 8% de investimento público total corresponde na prática a 7,5% de investimentos diretos.

"Vou mudar para deixar mais claro no relatório, mas estou convencido que 7,5% é suficiente para atender todas as metas que estão no meu relatório", afirmou o deputado.

A comissão ainda tenta para a próxima semana um encontro com o ministro Guido Mantega (Fazenda) para discutir a possibilidade de aumentar os investimentos em educação. Um convite havia sido aprovado pela comissão especial na semana passada.

Em sessões anteriores, diversos parlamentares reclamaram que o adiamento da votação para o próximo ano poderia fazer com que a discussão fosse contaminada por se tratar de um ano eleitoral. Após a aprovação na Câmara, o projeto será discutido no Senado. Ontem a análise era de que seria pior votar apressadamente.

"Para votar o relatório neste ano, ele precisaria ser apresentado até setembro. Mas houve uma grande intervenção do governo por conta da questão do investimento em educação", disse o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara. "Mas votar a toque de caixa seria pior", completa.

"O plano ainda tem algumas distorções que precisam ser corrigidas, como não deixar claro quem paga a conta pelos investimentos", disse o deputado Izalci. "Por isso vamos melhorar esse plano no ano que vem".

(Folha.com)
(UFCG - Em Dia)

Postado por: Jorge Luis. Avaliado e Aprovado por: Gabriela Ferreira

,

Comissão aprova uso de renda como critério de desempate no vestibular

Projeto que dá vantagem a candidato de famílias pobres avança na Câmara

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara aprovou hoje proposta que estabelece critério social para o desempate em processos seletivos de instituições públicas de ensino superior. A medida está prevista no projeto de lei 7654/10, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), já aprovado pelo Senado.

Pela proposta, no caso de empate na seleção, terá prioridade na matrícula o candidato com renda familiar inferior a 10 salários mínimos. Se mais de um estiver nessa situação, prevalecerá o que comprovar menor renda familiar.

O relator, deputado Biffi (PT-MS), concordou com a medida, mas lembrou que a Câmara já havia aprovado, em 2008, outra proposta com o objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior gratuito (PL 
73/99). O texto, que está em análise no Senado, reserva vagas nas universidades públicas federais para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, que tenham renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e sejam negros, pardos ou indígenas.

Apesar de ser menos abrangente, o PL 7654/10, segundo Biffi, não é contraditório com o PL 73/99. “Ele apenas adianta um determinado ponto, que se aplica somente como critério de desempate. Este passo pode ser inclusive positivo para dar encaminhamento mais célere às definições abrangentes de política educacional”, argumentou.

A proposta, que tramita de forma conclusiva e em regime de prioridade, será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Estadão)
(UFCG - Em Dia)

Postado por: Jorge Luis. Avaliado e Aprovado por: Gabriela Ferreira

,

Dilma diz que investir em educação e tecnologia é fundamental para aumentar competitividade do país

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta quinta (15) que investir em educação e tecnologia será fundamental para tornar o Brasil um país cada vez mais competitivo no cenário internacional.

“Precisamos criar, inventar e inovar. O Brasil só vai usufruir verdadeiramente dos frutos da era de prosperidade que podemos, devemos e estamos construindo se investir metódica e sistematicamente em educação, em pesquisa, em tecnologia e se for capaz de traduzir tal investimento em conhecimento e inovação. Não falta vontade política no nosso governo de investir em inovação.”

Dilma disse ainda que nesse momento em que os países enfrentam uma crise econômica mundial e os mercados das nações desenvolvidas e emergentes se reduzem é preciso ampliar a capacidade de competir e agregar valor aos produtos brasileiros.

A presidenta participou da cerimônia de entrega do 14º Prêmio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) de Inovação 2011 e ficou emocionada ao entregar um dos prêmios a Josué Gomes da Silva, filho do ex-vice-presidente da República José Alencar, que foi homenageado.

O prêmio foi criado para reconhecer talentos na área da inovação vindos de empresas, instituições científicas e tecnológicas, públicas e privadas, e inventores brasileiros com ações desenvolvidas no Brasil e aplicadas no país ou no exterior.

(Agência Brasil)
(UFCG - Em Dia)

Postado por: Jorge Luis. Avaliado e Aprovado por: Gabriela Ferreira

,

Crônica de 2011



Durante o corrente ano que se encaminha ao seu final, em especial esse último semestre, eu pude obter bastante conhecimento com todos que estiveram à minha volta no ambiente universitário da UFCG.


Aprendi que cursos errados podem acarretar um acerto sem precedentes, que mudar drasticamente o rumo na faculdade é normal e abre a visão de mundo, que educomunicação é uma área de atuação encantadora e vasta e não obriga a formar educadores, mas mediadores entre a educação e as mídias.

Aprendi a ressignificar conceitos vendo as mídias com olhar mais crítico, a pensar, sentir e agir, a pensar, agir e refletir sobre, aprendi que uma ação não vale de nada sem uma reflexão sobre a mesma seguida de uma reaprendizagem, que o ambiente escolar necessita da ajuda de educomunicadores agindo com o empenho.

Aprendi que a comunicação é um processo sistêmico no qual as pessoas interagem com símbolos e por meio deles para formar significado, que a relação eloquente dos elementos de um meio interfere nos mesmos e que há uma gama de possibilidades em um futuro de emprego a quem segue este bacharelado.

Aprendi que, olhos bem treinados e até cansados de visualizar uma atividade aparentemente perfeita podem se enganar facilmente, que a perfeição não se alcança sem o mínimo de esforço mental, muito suor, paciência, vontade de aprender e tempo de chegar mais longe, isso sem contar uma boa dose de criatividade.

Aprendi também que normas e regras são exaustivas, mas eficazes na boa comunicação verbal, que acima de tudo diferenças de ideologias e de visões de mundo podem ser superadas em busca de uma relação de ensino-aprendizagem harmônica e que docentes, mesmo cansados, são capazes de ensinar como nunca.

Aprendi ainda que filósofos e seus textos extensos e deveras complexos em sua plenitude póstuma podem causar muita dor de cabeça, no entanto ensinam tanto quanto a Beleza (seja esta advinda da arte ou do absolutismo ideológico) e que as artes do corpo são fascinantes.

Contudo, aprendi que pessoas com bagagens extensas (ou nem tanto) e modos totalmente distintos de (con)viver em grupo postas numa sala formam turmas magníficas e com uma comunicação mutante na construção de ideias, que discussões ajudam a abrir caminhos para o melhor entendimento do grupo.

Aprendi que palavras podem machucar quando pronunciadas ou colocadas em redes sociais e que ações impensadas geram reações inimagináveis, porém sempre haverá uma chance de arrependimento e de perdão.

Aprendi que textos compridos também geram aprendizado, amigas e amigos com pensamentos doidos tornam-se irmãos, o diurno é uma versão do noturno, um blog tem várias funções, docentes ajudam mais do que se imagina e, mesmo pessoas perceptivelmente simples, surpreendem quando tomam voz.

Por fim, aprendi a aprender, porém não aprendi a viver; pois essa parte não termina jamais e sempre está em constante movimento.

Postado por: Anthony Souza. Avaliado e Aprovado por: Jorge Luis.

,

Big Post UFCG

Eaí, galera... Como já ocorreu uma vez nesse semestre, o nosso anfitrião do Big Post UFCG, Jorge Luís, teve problemas com a sua internet e eu vim aqui fazê-lo por ele. Então, sem mais demora, vamos a ele, atualizando duas semanas...


Na quinta da semana passada, foi muito feliz a notícia que Jorge Luís trouxe da doação de alimentos na biblioteca do campus de Sumé como forma de pagamento da multa pelo atraso de livros. Uma maneira diferente de punir esses atrasos que pode ajudar muita gente que necessita.


No mesmo dia, o Jorge noticiou a participação da UFCG no Festival Atos de Teatro, mais uma vez com o grupo do campus de Sumé. Evento esse que perdurou até o dia 3 com apresentações teatrais e o intuito de possibilitar uma integração entre as experiências dos grupos.


Em seguida, Jorge fez um post com livros de Fernando Pessoa. São 13 obras desse grande autor que foram retiradas do portal Domínio Público e postas para livre download. Não deixem de conferir, vale a pena ler a leitura desse autor.


Começando a semana pela terça-feira, tivemos um post da Gabriela Ferreira com  algumas dicas sobre a apresentação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), no qual já temos que fazer uma pequena ideia de como deve ser, principalmente na hora de apresentá-lo para a banca examinadora (Vixi, que agora deu medo...).


Pra melhorar a semana, Jorge Luís chegou com a notícia que o nosso amado e estimado curso foi destaque no III Encontro Brasileiro de Educomunicação, promovido pela Escola Educação e Arte da USP (SP) em que a coordenadora do nosso curso, Danielle Andrade nos participou colocando a criação do nosso bacharelado como um marco na década educomunicativa (sniff-sniff... que emoção).


Na quinta (8), Jorge Luís postou uma notícia deveras interessante ao nosso curso: a TV Escola adotará plataformas interativas na programação em 2012. Com isso, a emissora ganhará mais um ar de interatividade, o que aprimorará a aprendizagem e as práticas de ensino. Talvez agora sim, possamos falar sobre a verdadeira interatividade nas mídias atuais.


Ainda no mesmo dia, tivemos uma notícia um pouco animadora. Mais uma vez com Jorge Luís, tivemos uma redefinição da meta de investimento no PIB para a educação. A luta que estava havendo era para que a meta inicial, que era de 7%, passasse até 10% do PIB atual para a educação. Como não poderia deixar de acontecer, os nobres parlamentares aumentaram a previsão do investimento para apenas 8% do PIB nos próximos dez anos.


É, galera, esse foi o Big Post UFCG de hoje. Pra não perder o hábito, vamos com nossos quadros: o Colunista dá a Dica, que será com Gabriela Ferreira e o FAAAALA MEU COLEGA, com Jorge Luis.



Colunista dá a Dica – Com Gabriela Ferreira

Música: Listen to The Rain - Evanescence (ela me lembra o natal)


Livro: Memórias de uma Gueixa, de Arthur Golden. (very good)

O que fez na semana?
Sempre que chega as tão esperadas férias, pensamos que vamos fazer tudo o que não tivemos tempo durante o ano letivo, ficar acordado até tarde sem ter trabalhos para entregar no outro dia, dormir um pouquinho mais, assistir aquele filme, ler um livro e não fazer nada. Mas nem sempre é assim, tem que ajudar nas tarefas de casa, cuidar do cachorro e outras coisas que não estavam nos planos. Bem, é basicamente isso que tenho feito nessas últimas semanas.

FAAAALA MEU COLEGA – Com Jorge Luis.

Bem, a ultíma semana na UFCG foi devéras razoável não acham? Graças a Deus tudo na paz, sem nenhuma bronca.



Gostaria de desejar óóóótimas festas pra geral e aproveitem bastante esse tempo livre nas férias que infelizmente dura pouco tempo. Abração, galeraaaa *-*


Postado por; Anthony Souza. Avaliado e Aprovado por: Jorge Luis.

,

Relator define meta de investimento em educação em 8% do PIB

Após uma complicada negociação com o governo, o relator do Plano Nacional da Educação (PNE) na Câmara dos Deputados, Angelo Vanhoni (PT-PR), definiu em 8% do Produto Interno Bruto (PIB) a meta de investimento público na área que deverá ser cumprida no prazo de dez anos. O texto foi protocolado nesta segunda (5) por Vanhoni. Com isso, aumenta a previsão do investimento em educação em relação à proposta inicial apresentada pelo governo que previa a aplicação de 7% do PIB no setor. Atualmente o Brasil investe 5% do PIB em educação.

A apresentação do relatório do PNE foi adiada várias vezes nas últimas semanas porque não havia acordo sobre a meta de investimento. Boa parte das 3 mil emendas apresentadas ao projeto de lei pediam a alteração do patamar para 10% do PIB. O índice também é defendido por diversas entidades da área como a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Vanhoni e outros deputados da base participaram de reuniões no Palácio do Planalto na tentativa de aumentar os recursos previstos, mas segundo o deputado não houve consenso. “Agora vamos aguardar a negociação”, disse Vanhoni.

A partir da conclusão do relatório, abre-se o prazo de cinco sessões para apresentação de novas emendas ao texto. Desde a semana passada, vários parlamentares que são membros da comissão especial criada para avaliar o plano previam que caso a meta definida pelo relator fosse inferior a 10% do PIB seriam apresentadas mais emendas para tentar aumentar o patamar de investimento. Caso seja feito algum pedido de vista ao relatório, a aprovação do projeto pode ficar para 2012 já que o recesso parlamentar começa em 22 de dezembro.

O PNE estabelece 20 metas educacionais que devem ser alcançadas pelo país no prazo de dez anos. Entre elas o aumento de vagas em creches, a ampliação de escolas em tempo integral e a expansão das matrículas em cursos técnicos. O antigo PNE terminou em dezembro de 2010 e no momento não há nenhum plano em vigor.

(Agência Brasil)(UFCG - Em Dia)

Postado por: Jorge Luis. Avaliado e Aprovado por: Anthony Souza.

,

TV Escola vai adotar plataformas interativas na programação em 2012

A TV Escola do Ministério da Educação prepara-se para atuar, a partir do próximo ano, como uma plataforma interativa de distribuição de conteúdo audiovisual. Com isso, pretende aprimorar a aprendizagem e as práticas de ensino. 

A proposta da TV Escola, agora subordinada à Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, ganha impulso a partir das ideias e experiências sobre interatividade, convergência de mídias e produção de conteúdos digitais para as escolas públicas compartilhadas no encontro Educação e Novos Paradigmas (EduTec), realizado nesta terça-feira, 6, no Rio de Janeiro. As discussões sobre inovações tecnológicas desenvolvidas em várias partes do mundo e suas múltiplas utilizações na educação já induzem a mudanças, como a que se propõe a TV Escola.

Ao longo deste ano, foi desenvolvido o trabalho específico de avaliação de um novo formato para ela, até se chegar à realização do encontro da EduTec. “A TV Escola, agora sob a coordenação da SEB, é uma agenda urgente para a educação”, afirma a secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda. “Queremos explorá-la da melhor forma possível para que seja um avançado espaço de diálogo e aprofundamento da educação, com a participação de todos.”

O coordenador de mídias e conteúdos digitais do MEC, Érico da Silveira, salienta que em 2012 a TV Escola já usará plataformas de mídias de forma articulada. “A EduTec simboliza uma refundação da TV Escola, que está sendo redesenhada para integrar ferramentas como o Banco de Objetos Educativos, o Portal do Professor e demais conteúdos digitais da educação básica”, disse.

Outro avanço anunciado por Silveira é a ampliação da parceria da TV Escola com a TV Brasil. Isso permitirá a disseminação da programação também por meio de um canal de televisão aberta, além do satélite e da internet, atualmente disponíveis.

(MEC)
(UFCG - Em Dia)

Postado por: Jorge Luis. Avaliado e Aprovado por: Anthony Souza.

,

7 dicas para se dar bem na apresentação de TCC

Argumentação oral clara na defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) melhora a nota final do projeto de graduação


O último ano dos cursos de graduação é marcado pela correria do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Pesquisa daqui, entrevista dali. Escreve, revisa, reescreve. Realmente não é uma época fácil. Mas quem acha que a guerra está vencida, alto lá. Ainda é preciso defender o projeto para a banca examinadora.

Dor de cabeça para uns, alívio para outros. A apresentação ainda pode render pontos na nota final, uma mãozinha para monografias pouco exploradas. Veja sete dicas para arrasar na defesa do seu trabalho:

1) Fala

Geralmente, o tempo máximo de defesa não passa de 20 minutos. Apesar disto, não arrisque falar rapidamente, a banca pode não entender alguma parte do discurso ou até mesmo causar confusão. Fale devagar, de forma clara e num tom de voz adequado, que não transpareça o nervosismo e que não seja preciso interromper para pedir que você fale mais alto. Seja firme. Fale com motivação, mas não faça piadinhas durante a apresentação. “Seja formal, use corretamente a língua portuguesa. Deixe gírias para outro momento”, indica a professora da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Lilian Passarelli.

2) Postura

Toda atenção deve estar no projeto, por isso manter uma postura neutra é o mais indicado. Gesticular excessivamente e andar de um lado para o outro da sala tira a atenção de quem assiste. Para não fazer feio, ensaie e treine o corpo para o grande dia. Aproveite e faça exercícios para não apresentar olhando para um professor, mas sim para a plateia. Outro ponto de gera dúvida é a roupa. Use peças formais com cores coringas, do tipo preto e branco. Outras cores podem ser adotadas, mas com sutileza. Lembre-se: o clima é de formalidade, portanto looks carregados devem ser deixados para comemorar a aprovação. Não se esqueça também de deixar o celular desligado para não ser interrompido com uma ligação inesperada.

3) Saiba o que está falando

É bom reler o trabalho entregue à banca se não quiser falar asneira. Entenda o ponto principal para não gastar o precioso tempo com o histórico do projeto. Dominar o conteúdo é a principal arma para se dar bem em apresentações. “O melhor a fazer é observar os pontos fracos do trabalho e estudá-los. Com certeza a banca irá questionar o que não está bom”, ensina o professor da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Ernesto Vieira Neto. Se o trabalho for em grupo, é bom que todos estejam afiados.

4) Justifique-se

Depois de ter lido o projeto de ponta a ponta você estará preparado para os comentários e questionamentos dos professores. Evite ser monossilábico, responda com firmeza. Justifique todas as ações tomadas para que não haja dúvidas que o caminho escolhido é o certo. “Uma apresentação só será boa se o estudante conhecer a fundo o trabalho, do contrário terá dificuldade para defendê-lo”, afirma Lilian.

5) Slide

Ao montar uma apresentação de slides, tenha bom gosto para não deixá-la poluída. O ideal é colocar apenas palavras-chave para conduzir a apresentação, recomenda Vieira Neto. “Não se deve ler. Slides são apenas um apoio para o aluno.” Ilustrações são válidas, desde que tenham relação com o trabalho. Deixe os seres voadores animados e as músicas de fundo presos nas correntes dos e-mails.

6) Roteiro de apresentação

Está na dúvida do que colocar nos slides? Antes de começar a escrevê-los, faça um roteiro. O modelo irá conduzir sua apresentação oral.

# Apresentação: a primeira lâmina deve ser dedicada para identificar o projeto. Coloque seu nome completo, o título dado ao trabalho e quem o orientou.

# Introdução: mostre os caminhos que levaram à escolha do assunto central. Justifique o motivo da escolha do tema, o objetivo do estudo, a metodologia usada e a forma como a pesquisa foi conduzida.

# Desenvolvimento: apresente o desenrolar do trabalho, a abordagem dada, as alterações feitas em curso. Uma boa opção é comentar rapidamente a abordagem dos capítulos do TCC.

# Conclusão: retomada a ideia central e mostre o resultado final do estudo. Feito isto, é de bom tom agradecer as pessoas que ajudar no desenvolvimento do projeto e a atenção dada pela banca.

7) Para não dar errado

Fique de olho no relógio para não atrasar, do contrário a chance de defender o trabalho se perde. Chegue cedo e aproveite para testar a apresentação e o computador.

(Universia)


Postado por: Gabriela Ferreira. Avaliado e aprovado por: Jorge Luis.

,

Curso de Educomunicação da UFCG é destaque em evento nacional

 A criação do bacharelado na instituição é um dos marcos da “Década”

Para apresentar sua experiência como coordenadora do curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a professora Danielle Andrade esteve em São Paulo nesta sexta e sábado, dias 2 e 3, participando do III Encontro Brasileiro de Educomunicação promovido pela Escola Educação Arte da USP.

Discutindo a criação de uma associação nacional para os pesquisadores e profissionais de educomunicação, o evento analisará os fatos marcantes da “Década da Educomunicação”, a exemplo da criação do bacharelado pela UFCG.


(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)
Fonte: Assessoria de Imprensa


Postado por: Gabriela Ferreira, Avaliado e aprovado por:Jorge Luis.

,

13 livros de Fernando Pessoa para download gratuito

Confira 13 obras do escritor Fernando de Pessoa que estão em domínio público

No 76º aniversário da morte de Fernando Pessoa, a Universia Brasil separou 13 obras do escritor e poeta português disponíveis em domínio público para download gratuito.

Os livros foram retirados do portal Dominio Público, biblioteca digital mantida pelo Ministério da Educação. Entre a seleção estão inclusive obras de dois de seus heterônimos: Alberto Caeiro e Bernardo Soares, autores fictícios que possuem personalidade.

Veja a seguir as obras de Fernando de Pessoa para download:

1 - Cancioneiro - Fernando Pessoa
2 - Mensagem - Fernando Pessoa
3 - O Banqueiro Anarquista - Fernando Pessoa
4 - O Eu profundo e os outros Eus - Fernando Pessoa
5 - Poemas de Fernando Pessoa - Fernando Pessoa
6 - Poemas Traduzidos - Fernando Pessoa
7 - Poesias Inéditas - Fernando Pessoa
8 - Primeiro Fausto - Fernando Pessoa
9 - Poemas em Inglês - Fernando Pessoa
10 - O Guardador de Rebanhos - Alberto Caeiro
(heterônimo de Fernando Pessoa) 
11 - O Pastor Amoroso - Alberto Caeiro
(heterônimo de Fernando Pessoa) 
12 - Poemas Inconjuntos - Alberto Caeiro
(heterônimo de Fernando Pessoa) 
13 - Do Livro do Desassossego - Bernardo Soares
(heterônimo de Fernando Pessoa)


(Universia)
(UFCG - Em Dia)

Postado por: Jorge Luis. Avaliado e Aprovado por: Gabriela Ferreira

,

UFCG participa do Festival Atos de Teatro com três espetáculos


Grupo de Teatro e Coral Universitário do campus de Sumé representam a universidade

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande participará do III Festival Atos de Teatro Universitário no SESC de Campina Grande, com o Grupo de Teatro e o Coral Universitário do Cariri (Cuca). O evento acontece até o próximo sábado, dia 3.
Nesta quinta, dia 1º, o Grupo de Teatro Universitário apresentará as peças “Por que a Noiva botou o noivo na Justiça?” e a “A Feira”, obras de Lourdes Ramalho. Na sexta, dia 2, será a vez do Coral Universitário do Cariri apresentar o espetáculo “Paraíba (en)cantos”.
“A Feira” conta a trajetória de uma família do campo em meio a uma rede de encontros e intrigas vivenciadas numa feira característica da região nordestina. Recheado de humor e dramaticidade, na apresentação de quadros e situações corriqueiras, o texto revela nas suas entrelinhas a degradação da condição humana - personagens que vão sendo atropeladas e desgarradas de suas origens, nesse choque entre o rural e o urbano,como uma imensa babel de nossa era globalizada.
Por outro lado, o texto apresenta cenas que revelam a feira como memorial de nossos costumes e tradições presentes no imaginário popular, permitindo desta forma um reencontro com imagens de nossa infância e a aquisição de novos conhecimentos para atores, diretor e demais envolvidos nessa realização artística.
As encenações “A Feira” e “Porque a Noiva botou o Noivo na Justiça”, tem direção de Duílio Cunha, professor do CDSA/UFCG, licenciado em Educação Artística – Artes Cênicas e mestre em Letras, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O Festival Atos de Teatro Universitário é uma iniciativa realizada por estudantes, funcionários e professores da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UFCG), que está na sua terceira edição, sendo as anteriores ocorrido nos anos de 2008 e 2009. O Atos visa reunir produções teatrais ligadas a universidades brasileiras ou a estudantes universitários, com o objetivo de possibilitar uma integração entre essas experiências. O evento possui um caráter artístico e social importante, perante a realidade artística da cidade de Campina Grande atualmente, oferecendo aos cidadãos uma opção cultural de qualidade, e aos estudantes um espaço aberto à divulgação de suas produções teatrais.
(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG )
(UFCG - Em Dia)

Postado por: Jorge Luis. Avaliado e Aprovado por: Gabriela Ferreira