,

Educomunicação é debatida no RN.

A Secretaria de Educação do Rio Grande Norte e o Grupo de Pesquisa Comunicação, 
Cultura e Mídia da UFRN realizaram o 1º Encontro de Educomunicação.


A Secretaria de Educação do Rio Grande Norte e o Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Mídia – COMÍDIA da UFRN realizaram dia 26 de abril, o 1º Encontro de Educomunicação para discutir o contexto escolar sob a perspectiva das práticas educomunicativas, com a presença do professor titular da USP, Ismar de Oliveira Soares, responsável pela sistematização do conceito de Educomunicação após pesquisa do NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP.
A programação do evento foi destinada tanto a professores da rede básica quanto a pesquisadores em Educomunicação. No período da manhã, o Profº Ismar Soares ministrou a palestra: Educomunicação no Contexto Escolar: o conceito, o profissional e a aplicação, voltada para o público de professores da rede básica de ensino, regentes de bibliotecas, arte, educadores, agentes de leitura e técnicos da Secretaria de Educação do RN. A discussão sobre a Educomunicação procurou atender às necessidades do projeto Todos Lendo na Escola, que visa consolidar uma política de leitura no RN através da democratização do acesso ao livro e da reflexão sobre educação e práticas educomunicativas para fortalecer o ecossistema educacional.


O Grupo de Pesquisa COMÍDIA, demais pesquisadores e alunos da UFRN discutiram, à tarde,  "A Educomunicação no Contexto Escolar: por uma pedagogia das mídias", tema abordado pelo o Profº Ismar Soares. O objetivo principal era suscitar o desenvolvimento de experiências nessa área, visto que os trabalhos em educomunicação apresentam hoje um papel fundamental em canalizar as habilidades latentes nos jovens para a produção midiática, marcada pela criatividade, motivação, contextualização de conteúdos, afetividade, cooperação, participação, livre expressão e interatividade.

(Departamento de Comunicação e Artes - ECA/USP)

Postado por: Jorge Luis. Avaliado e Aprovado por: Anthony Souza.

Leave a Reply