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Escola de Juiz de Fora - MG utiliza educomunicação para enriquecer a formação de estudantes


O conceito de educomunicação é cada vez mais utilizado nas escolas. Cadernos e lápis são substituídos por microfones, câmeras de TV e internet. Em Juiz de Fora, alunos de uma escola municipal participam deste projeto e conseguem bons resultados.
Clique aqui e veja o vídeo desta reportagem.


Na hora do intervalo a sala do diretor vira rádio. Uma rádio comunitária: a dos alunos da Escola Municipal Dilermando Cruz. O colégio fica no bairro Vila Ideal, uma região estigmatizada pela violência na cidade. Mas isso não é o que muita gente conta do bairro, principalmente quando o assunto é educação. Na escola, alunos do ensino básico participam do projeto de educomunicação, onde a metodologia pedagógica propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem. Como se entende pelo nome, é o encontro da educação com a comunicação, multimídia, colaborativa e interdisciplinar. Pode ser desenvolvida com estudantes de qualquer idade e utilizada por professores de várias áreas. 


Daí a proposta de usar os meios de comunicação. A estudante que virou locutora da rádio resume em uma palavra o que ela sente de estar falando pros alunos: importante. O jornal é outro instrumento importante. A sala de informática vira uma redação de jornalismo, com os alunos discutindo temas e realizando tarefas de cobertura e elaboração de notícias rotineiras da escola e da comunidade. Já a biblioteca vira estúdio de gravação durante parte do dia.


A escola desenvolve o projeto desde 2010. Participam cerca de 40 alunos do 6° ao 9° anos, dos 11 aos 16 anos. Todos estudam de manhã e voltam à tarde para as quatro oficinas: jornal impresso, rádio escolar, jornal virtual e audiovisual. Neste tempo, além dos jornais feitos regularmente, os alunos fizeram até um curta-metragem. 


Durante a visita do MGTV à escola, uma equipe de alunos filmou os bastidores do trabalho e vai disponibilizar no blog depois da exibição da reportagem. O impacto das oficinas mudou a compreensão deles em outras matérias. E aí os estudantes melhoraram como alunos e ficaram mais atentos como cidadãos e como telespectadores.
(Megaminas.com)
Postado por: Jorge Luis. Avaliado e Aprovado por: Anthony Souza.

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