,

"Não se justifica uma greve de professores durar 60 dias", diz Cristovam Buarque

Em discurso, o senador disse que as reivindicações dos professores são justas.

Em discurso realizado no Senado, na segunda-feira (9), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) fez um apelo pelo fim da greve dos professores das universidades federais.

De acordo com a agência de notícias do Senado, Cristovam chegou a pedir ao senador Waldemir Moka (PMDB-MS), que presidia a sessão do dia, que informasse ao governo que já “entramos no século 21”.


— Creio que o governo ainda não percebeu isso. Porque não se justifica uma greve de professores durar 60 dias. Aliás, nem a greve se justifica no século 21. 


Para Cristovam, a atividade dos professores não pode ser comparada à de um operário da construção civil, pois a cabeça de um aluno “não é uma parede esperando um tijolo”.

— O trabalho de construção pode ser recuperado, mas a atividade do conhecimento fica comprometida.


Apesar de criticar o governo, o senador também disse que os professores ainda não entenderam que o mundo já está avançado. Em seu discurso, ele disse que os professores não perceberam o prejuízo com uma greve tão demorada.

O senador pediu ainda que as universidades equilibrem a atenção dada aos cursos da área de humanas e aos da área científica e ressaltou que as reivindicações dos professores são justas.

— Quando a universidade para, o país também para na produção do conhecimento. Que haja mais recursos, mas que haja transformação.


Greve nacional

O País já tem 88% das universidades federais sem aulas. Além delas, mais 22 institutos federais de educação tecnológica estão com as atividades prejudicadas em função da paralisação dos professores.

Também estão em greve os docentes do Colégio Pedro 2º e do Ines (Instituto Nacional de Ensino de Surdos), ambos no Rio de Janeiro.

Os professores das 76 instituições reivindicam, entre outras questões, o aumento no salário inicial e a reestruturação do plano de carreira, que, de acordo com os sindicatos, deveria prever aumento de 5% a cada nível de carreira. 


(R7.com)

Postado por: Jorge Luis. Avaliado e Aprovado por: Anthony Souza.

Leave a Reply