,

Discernimento


Uma das coisas essenciais na vida de uma pessoa que quer crescer é o discernimento. Tudo bem que essa palavra é grande e um pouco complicada de se falar, mas sua função e seus benefícios são melhores.
Discernimento, segundo o dicionário, é 1. Faculdade de discernir. 2. Tino, juizo. 3. Apreciação, análise; em outras palavras, significa diferenciar aquilo que é bom e/ou necessário à sua vida daquilo que é perfeitamente dispensável; distinguir o válido do não-válido para o conhecimento prévio; como diz o provérbio bíblico, separar o joio do trigo; e separar de maneira a distinguir toda informação relevante que, de alguma forma tenha serventia.
Quando falo em crescer, não me refiro a crescer fisicamente, e sim a crescer como pessoa, pessoa ciente de si e sã perante tudo o que lhe diz respeito que estiver ao seu redor. Na atualidade, com tantas informações e novos conhecimentos que surgem a todo instante se torna muitas vezes complicado ter que diferenciar o que merece nossa atenção d’algo totalmente descartável e sem utilidade.
Todavia, discernir aparece com Salvador da Pátria para solucionar essa problemática controversa que está intimamente intrínseca no seio da sociedade globalizada de hoje em dia. Essa prática permite que o usuário entenda com precisão a realidade que está vivendo e, através disso, tenha em mente as ferramentas fundamentais do seu próprio crescimento, podendo formar uma visão crítica mais aguçada.
O discernimento consiste basicamente em se concentrar em algo que lhe é oferecido (produto, serviço), usar seu raciocínio para responder as seguintes questões será que isso é realmente necessário? Em que isso irá me ajudar? Em que âmbito eu poderei crescer com isso? E utilizar as respostas para verificar se vale a pena ou não. Com isso, fica mais fácil deixar de lado sua nomenclatura de alienado para atribuir-se a posição de elemento consciente.
De fato, com o conhecimento, surgem novas perspectivas, novas possibilidades; para tanto, se há o auxílio do discernimento, que comprova a funcionalidade de uma informação, então ele deve ser fomentar.

Postado por: Anthony Souza. Avaliado e Aprovado por: Vivi Galvão

Leave a Reply