,

Um Lugar Para Recomeçar - Análise

A professora, Sandra Raquew (Teorias da Comunicação) nos passou o filme "Um lugar para recomeçar" e nos foi pedido uma análise sobre o mesmo, ressaltando a importância da comunicação.
E lá vamos nós!


O filme, como algumas outras obras típicas de Hallstrom, relata a história de pessoas que chegam em lugares longínquos e acabam mudando a vida, os sentimentos e o pensar das pessoas do local. Em 'Um Lugar Para Recomeçar’, Jean foge de casa com a sua filha, depois de mais uma vez ter apanhado do namorado. Sem ter para onde fugir, Jean resolve buscar abrigo na casa de seu ex sogro, pai de seu ex marido, com quem teve Griff, sua filha.Einar é um senhor que cuida de um amigo chamado Mitch que precisa de cuidados especiais e injeções depois de ter sido atacado por um urso, há alguns anos atrás.A princípio, Jean e Griff não são bem interpretadas por Einar, pois ele culpa Jean pela morte de seu filho, e é um baque para ele, receber, naquelas circunstâncias, a notícia de que é avô de uma menina.Mas com o passar o tempo, a relação entre Jean e Einar, em particular, melhora através da comunicação entre os dois. A partir do momento em que Jean começou a se comunicar, dialogar com Einar e expor seus sentimentos sobre o acidente que matou o seu marido, tudo mudou; Pois Einar percebeu que Jean não era culpada do que havia acontecido, e o quanto ela era machucada e atormentada pelo acidente que matou seu marido.Antes disso, não havia diálogo entre Jean e Einar, o que dificultava o entendimento por parte dos dois, a respeito do passado.A apatia por parte de Einar é quebrada pela doçura e inocência de sua neta, Griff. Einar começa então a lutar e defender Jean e torcer pelo sucesso, segurança e felicidade dela. Mitch tem um papel importante no filme, aconselhando a todos, isso mostra também um detalhe importante da comunicação: o poder de persuadir. Mitch com seus sábios conselhos, ajuda a manter todos os personagens no caminho certo, seguindo o seu coração e respeitando seus sentimentos, sempre buscando ouvir uns aos outros.O filme expõe, como é importante, para o ser humano, a comunicação clara e eficaz e que a ausência dela pode acarretar problemas no relacionamento de indivíduos, classes, grupos, etc.
No filme, percebemos também a existência da comunicação gestual, pela forma como muitas vezes Mitch se comunicava com os demais, sem precisar falar nada. E também pelo olhares do avô para a menina ... Percebemos a existência da comunicação gestual mais ainda, no momento do encontro de Mitch com o urso, momento forte do filme.
A comunicação abre portas. Einar tinha uma "comunicação" muito restrita antes, pois só se relacionava com Mitch e com "seu filho", mas depois da chegada a ex nora e da sua neta, tudo mudou, pois houve comunicação, houve interação, houve demonstração de sentimentos, houve mudança!


Postado por: Vivi Galvão, Avaliado a Aprovado por: Jorge Luis

Leave a Reply