,

Educomuni ... o quê?


Olá, ferinhas. Já que estamos às portas do início das aulas, que tal entender um pouco mais sobre Educomunicação?

  • O que é
 Educomunicação é um conceito ou metodologia pedagógica que propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem. Como se entende pelo nome, é o encontro da educação com a comunicação, multimídia, colaborativa e interdisciplinar. Pode ser desenvolvida com estudantes de qualquer idade e utilizada por professores de qualquer área. Conhecida abreviadamente como educom. Exemplos de comunicação são o uso de rádio escolar, rádio virtual, videogames, softwares de aprendizagem online, podcasts, blogs, fotografia, projetos de entrevistas e reportagens executadas pelos estudantes.
  • Sobre o Profissional
Esse profissional utiliza os meios de comunicação para gerar conteúdo de informação e educação. Integra equipes que desenvolvem projetos educacionais em TV, internet ou em jornal. Pesquisa e compartilha conteúdo com outros alunos em batepapo on-line, videoconferência, blog e rádio, entre outros. Assessora ONGs, veículos de comunicação, estabelecimentos de ensino e órgãos públicos em projetos de comunicação e educação.
  • O mercado de trabalho

São boas as perspectivas no ensino para quem faz ou tem essa habilitação. "O educomunicador atuará principalmente no Ensino Médio, com a abertura dos parâmetros curriculares que levam em conta o uso das tecnologias e as linguagens da comunicação", afirma o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador do curso da USP. A área de projetos educacionais, em organizações do terceiro setor, em veículos de imprensa ou em estabelecimentos de ensino, também requer a presença desse profissional. Embora o Sul e o Sudeste ofereçam mais investimentos nessa área, a previsão é que outras regiões do país, como o Nordeste, também demandem o educomunicador agora que o curso de Comunicação Social com habilitação em Educomunicação foi criado na Universidade Federal de Campina Grande.
  • O curso

O curso conta com muitas disciplinas da área de humanas, como teoria da comunicação, sociologia da comunicação, ação educomunicativa e fundamentos da educomunicação. Na USP, que oferece a licenciatura, a grade ainda é composta de matérias ligadas às práticas de ensino. Na UCG, o bacharelado oferece disciplinas na área de comunicação, como fotografia, produção de texto, roteiro de rádio e TV e monitoramento de mídia. Em ambas as escolas, a realização de um estágio e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso são obrigatórias. Na UFCG as disciplinas do primeiro período são: Fundamentos da Educomunicação, Estado, Polit Pub e Movimentos Sociais, Teorias da Comunicação, Arte, Estética e Comunicação, Interpretação e Produção de Textos e Práticas Laboratoriais em Multimídia.

Outro nome: Comun. Soc. (educomunicação).
  • O que você pode fazer

  • Consultoria

Planejar, elaborar e pôr em prática projetos educacionais que visem ao uso de mídias diversas, como internet e TV.
  • Ensino

Com habilitação, dar aulas de comunicação no Ensino Médio.
  • Pesquisa

Estudar a relação da educação com os meios de comunicação, como a televisão, o rádio e a internet, entre outros.
  • Reportagem

Apurar, escrever e editar notícias em jornais, revistas e TV.

Matéria retirada do site Guia do Estudante, com adaptações. 
Outras fontes: Wikipédia

Postado por: Vivi Galvão. Avaliado e Aprovado por: Jorge Luis.

Leave a Reply