,

Estranha Saudade da Escola

O último ano na escola é sempre o pior, as provas parecem mais difíceis, é simulado que não acaba mais, e você ainda tem que estudar pra o ENEM.
Passei por situações difíceis no último ano, minhas notas eram terríveis e foi um sufoco passar por média, eu pedia todos os dias em minhas orações que aquele ano acabasse logo, não aguentava mais escola, não aguentava mais estudar, não aguentava nem ouvir falar de vestibular. Era pressão demais, pra passar de ano, pra passar no vestibular ...
Enfim, o tempo passou, minhas notas melhoraram, fui aprovada, depois de um tempo saiu a nota do ENEM, e em janeiro vem a deliciosa notícia da aprovação no vestibular, e junto dela, um maravilhoso bônus: 6 meses de férias!
Nossa, eu fiquei feliz demais com isso, comemorei o fato de que teria um tempo para me "desligar" do colégio, esquecer os traumas, me concentrar e me preparar pra universidade, encarar barra pesada, enfim, teria um tempo de descanso.
Mas a vida é uma caixinha de surpresas mesmo. Eu jamais imaginava que sentiria tanta falta do colégio assim...
Sinto falta das provas que só caía aquilo que não estudei, sinto falta das apresentações culturais de teatro e outras coisas em que eu sempre decorava a fala de última hora, dos professores que pegavam no pé, das aulas na sala de vídeo, no qual nós conversávamos mais do que assistíamos os filmes. Sinto falta de na hora do intervalo, comer salgadinho barato com refrigerante, de esconder balas e pastilhas pra ninguém me pedir...
Sinto falta daquele maldito "Cite Exemplos" que insiste em fazer presença nas questões em que eu não estudei, sinto falta daquelas pessoas que só eram meus amigos em época de prova, sinto falta daquela dor de cabeça diária que todo presidente de classe tem.
Orei tanto pra me livrar da escola e de todas essas coisas, e agora tudo me parece tão lindo, tão querido, tão digno de saudade.
Decidi que vou aproveitar ao máximo meus anos de faculdade (vou entrar pro Missão Federal !), porque sei que será lá onde viverei os melhores anos de minha vida, e quero sair de lá com a sensação que fiz tudo o que deveria e um pouco mais, pra mais uma vez, sentir essa saudade insana daquilo que um dia tirou tanto a minha paciência.
Ás vezes não sei dizer se queria voltar pra escola ou se estou melhor aqui. Só sei que sinto saudades, ô se sinto ...

[PS: Sim, a doida deitada no chão na foto, sou eu.]



Postado por: Vívian Galvão. Avaliado e Aprovado por: Jorge Luis.

2 Responses so far.

  1. Na verdade, eu nem tive tempo de sentir saudades direito do colégio, desde que terminei o colegial que dou aulas por lá. Sou professor substituto justamente no único lugar do mundo em que eu mais queria sair. Realmente, sobre o texto, concordo com boa parte do que foi falado pois só damos valor a esse tipo de coisa quando já não a temos em nossa vida. Foram bons e maus bocados que passaram e ficarão sempre na minha memória, assim como deve ficar na de todos nós. Agora, acredito que será idêntico na universidade. Chegará um ponto em que será difícil prosseguir e isso desmotivar-nos-á, mas certamente ergueremos a cabeça e iremos até o fim. Quase chorei a ler esse testo, juro...

  2. Fico feliz de ter te tocado com meu texto, consegui expor aqui tudo o que sinto, não só eu, mas a grande maioria de nossos colegas =)

Leave a Reply