,

Greve dos Servidores Federais


No dia 6 de junho os servidores das universidades federais entraram em greve. Na Paraíba, quase 70% dos servidores da UFPB e UFCG estão paralisados. Entre as reivindicações dos trabalhadores(as), conforme o divulgado no site da FASUBRA, estão: reajuste salarial, reposicionamento dos aposentados, abertura imediata de concursos para substituir a mão de obra terceirizada e precária em todos os níveis da carreira.
Dez dias após o início da greve, 16 de junho, foi realizada uma reunião com o ministro da educação Fernando Haddad, desde então a FASUBRA aguarda um documento com uma possível proposta que atenda as reivindicações dos servidores. Espera-se que essa proposta seja apresentada na reunião que foi marcada para hoje. Se houver uma proposta, o fim da greve estará próximo, caso contrário, a greve continuará.
Os alunos do período 2011.2 não devem se preocupar, pois a greve não irá prejudicar as matrículas no segundo semestre; a paralisação atinge principalmente bibliotecas e restaurantes. O ministro espera pôr fim a greve até o final do mês de agosto.
Nesta terça, os docentes da UFCG, junto com os servidores, paralisaram suas atividades como forma de pressionar o governo a realizar as negociações. Na cidade as manifestações se concentraram na Praça da Bandeira, no Centro; a partir das 9h desta manhã, começaram as aulas públicas e prestação de serviços de saúde.

 
Fontes consultadas: Paraíba.com.br

Postado por Gabriela Ferreira. Avaliado e Aprovado por: Jorge Luis

Leave a Reply