,

Caco Barcellos em João Pessoa/PB




O Centro Acadêmico de Comunicação, vencedor do concurso nacional Diálogos Universitários, prepara evento com o jornalista para o próximo dia 11 de novembro, às 19h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).
Caco Barcellos abordará a temática da violência urbana, dividindo com os universitários o que pesquisou e vivenciou em seus mais de 30 anos de carreira.
Um dos coordenadores do CA de Comunicação, Gestão Idealize, Ícaro Costa, disse que a escolha dos estudantes pelo nome de Caco Barcellos se deu ao “excelente currículo do jornalista, que tem uma carreira premiada e uma forte atuação no jornalismo investigativo sob a perspectiva dos direitos humanos”.
Caco Barcellos é um dos mais respeitados nomes da televisão brasileira, principalmente em reportagens investigativas. Iniciou sua carreira como repórter em Porto Alegre no jornal Folha da Manhã. Na TV Globo já atuou nos principais programas da emissora, como Globo Repórter e Jornal Nacional, tendo sido correspondente em Londres e Paris. Desde 2007, comanda o programa Profissão Repórter.
Antes de trabalhar na Globo, Caco Barcellos teve atuação destacada nos veículos da imprensa alternativa dos anos 1970, como no jornal Versus, que apresentava grandes reportagens sobre a América Latina. Também já atuou em revistas nacionais, como Veja e IstoÉ.
Caco Barcellos é autor de livros, como Nicarágua: a Revolução das Crianças, sobre o movimento sandinista que tirou a Nicarágua das garras da ditadura de Anastasio Somoza.
Em 1996, publicou o livro-reportagem Rota 66, sobre os crimes da polícia de São Paulo. Essa obra lhe rendeu vários prêmios, entre eles o Jabuti, uma das mais prestigiadas premiações do Brasil. Ele recebeu por esse livro outros prêmios na área de direitos humanos.
Além desses, Caco Barcellos foi vencedor de outros prêmios, mais de 20, por reportagens especiais e documentários produzidos para televisão. Um deles foi pela reportagem sobre o atentado militar deflagrado no Riocentro durante as comemorações do Dia do Trabalho.
Em 2003, Caco Barcellos publicou Abusado, o dono do morro Dona Marta, sobre o tráfico no Rio de Janeiro. Por essa obra, recebeu prêmios importantes como o Jabuti, na categoria melhor obra de não-ficção, e o Vladimir Herzog de direitos humanos.
O método investigativo de Caco Barcellos mereceu estudos acadêmicos. Um dos mais inovadores sobre o trabalho jornalista é o da professora da UFPB, Sandra Moura. Resultado da tese de doutorado defendida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a pesquisadora publicou o livro Caco Barcellos: o repórter e o método, que vem sendo citado em vários artigos e obras sobre o jornalismo, a exemplo das referências feitas por Cleofe Siqueira, autora de Jornalismo Investigativo, da editora Summus.
Entenda o concurso
Para trazer Caco Barcellos à UFPB, o Centro Acadêmico de Comunicação participou do concurso nacional  “Eu também quero dialogar”. O concurso é aberto a universidades brasileiras, que queiram levar um palestrante de renome para a sua instituição. Todas as despesas são cobertas pelos organizadores do concurso, tais como folders, cartazes, banner, buffet, passagem, hospedagem e cachê do palestrante.
O concurso que o CA de Comunicação da UFPB concorreu foi realizado em junho de 2011, em etapas. Na primeira, as entidades fizeram a inscrição via internet. Entre os critérios estavam número de estudantes matriculados, número de cursos de graduação oferecidos em diferentes áreas pela Instituição de Ensino Superior.
O CA de Comunicação passou da 1ª para a 2ª etapa que envolveu a votação via internet. Quatro entidades de quatro instituições diferentes participaram da etapa de votação pela internet aberta ao público, no Portal Diálogos Universitários. Foram duas semanas de votação acirrada para definir o grandevencedor.
O Programa Diálogos Universitários surgiu em 2005, como parte dos projetos pilotos na UNISC (Santa Cruz do Sul) e na PUC-Rio. Já participaram das suas edições instituições como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Pará, entre outras.


Fonte: Agência de Notícias da UFPB



Postado por: Gabriela Ferreira. Avaliado e aprovado por: Jorge Luis.

Leave a Reply