,

Situações Difíceis


Há momentos na nossa vida que deparamo-nos com problemas ou acontecimentos extremamente desgastantes mentalmente. Não só na faculdade como nos ambientes fora dela ficamos frente a frente com ocasiões que podem até nos envergonha. Para evitá-las, encontrei um livro que pode ser de grande ajuda a quem passa por isso constantemente.
Confiram algumas dicas que ele dá:
                          
1. Cuide-se, mantenha-se em primeiro lugar, sempre.
Se você não se cuidar, não terá energia suficiente para encontrar soluções, respostas e resultados. Você é sua principal matéria-prima, portanto, cuide-se com toda atenção.

2. Conserve a boa saúde.
Cuide da sua saúde, porque você precisa dela para se manter numa posição mais vantajosa e favorável, principalmente em situações de desconforto ou que levem a desgastes físicos ou emocionais.

3. Organize-se para observar as situações com mais clareza.
Problemas que ficam misturados, sem que haja uma discriminação de cada um, acabam tornando-se um problema muito maior. Classifique-os numa ordem de prioridades, assim será capaz de aumentar sua capacidade de encontrar soluções.

4. Tenha autoconfiança.
Acredite em você mesmo. Saiba que alcançará seus objetivos, se quiser atingi-los. Lembre-se, os semelhantes se atraem, a energia positiva atrai energias positivas.

5. Não perca tempo nem energia demais com o problema.
Quanto mais você se concentrar no problema, mais a energia estará colocando e ele parecerá maior.

6. Dê-se um tempo.
Fazendo isso, você estará apto a afastar o pessimismo em relação aos resultados e também não permitirá uma baixa na sua autoestima, o que enfraqueceria suas possibilidades de obter sucesso.

7. Pense com lucidez e fale adequadamente.
Se acalme, pense com lucidez e se expresse adequadamente para evitar transtornos ainda maiores.

8. Fique junto das pessoas.
Não fique sozinho longos períodos de tempo, principalmente em meio a um problema, procure ficar longe de pessoas negativas, pois elas agravarão seu estado mental e prejudicarão seu desempenho.

9. Saia mais vezes.
Não é um remédio caro, não precisa de receita e é bastante benéfico. Além de quebrar a monotonia, isso vai ajudar a espantar a melancolia.

10. Ocupe sua mente de modo prazeroso.
Quando estiver muito só, ao invés de se atormentar seja lá com que dificuldade, concentre sua atenção em algo que goste, porque isso afasta os pensamentos negativos e ajuda a passar o tempo.

11. Aproveite o momento presente.
Aproveite aqueles instantes nos quais você se sente feliz e satisfeito como se fossem tréguas.

12. Tente ocupar-se com algo novo.
A descoberta de uma nova paixão pode ser algo muito estimulante e desafiador e poderá mantê-lo concentrado, feliz e em paz durante várias horas por dia.

(SALLES, Clene. 52 maneiras de vencer situações difíceis. São Paulo: Melhoramentos, 2004)

Espero que aproveitem essas dicas... Por hora, é isso.
Até mais, galera... |-)

Postado por: Anthony Souza. Avaliado e Aprovado por: Jorge Luis.

Leave a Reply