,

Campanha por 10% do PIB para a educação pública é lançada com grande ato no Rio

Aulas públicas, debates, apresentações culturais e grandes shows marcam o lançamento estadual da campanha “10% do PIB para a educação pública, já!” no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (20). O evento teve início às 14 horas, na praça da Cinelândia, no centro da cidade.
“Todas as escolas e universidades vão colocar seus trabalhos na rua. Teremos apresentações musicais, teatrais, esportivas, de dança folclórica, exposições e outras atividades culturais ao longo de toda tarde. À noite está programado um ato show com a participação do grupo Céu na Terra e dos sambistas Almir Guineto e Monarco”, conta Sônia Lucio, 2ª vice presidente da regional RJ do ANDES-SN e uma das coordenadoras do comitê estadual da campanha, que conta com a adesão de dezenas de entidades.
O principal objetivo do ato é envolver a população no debate acerca das dificuldades e das necessidades da educação pública no Brasil. De acordo com Sônia, durante o evento foram distribuídas cartilhas explicando a importância da campanha pela aplicação imediata de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública no Brasil. “O material foi preparado numa linguagem popular para servir de instrumento de massificação da campanha”, explica.
Por 10% do PIB para a Educação Pública, já!
Em 1998, fruto do acúmulo de anos de debate, a sociedade civil organizada apresentou à Câmara dos Deputados uma proposta de Plano Nacional de Educação (PNE). Naquela proposta, há quase quinze anos, a sociedade brasileira já defendia a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para investimentos na educação pública.
Contudo, o Congresso Nacional aprovou um PNE em que estabelecia como meta o investimento de 7% do PIB. Apesar do rebaixamento, a definição de um mínimo de investimentos na educação, vinculado ao PIB, foi considerado uma vitória pelo movimento, até porque o valor estabelecido já era consideravelmente maior do que o historicamente investido no País.
Segundo as pesquisas feitas ao longo de anos, pela academia e pelos movimentos sociais, diversos países que organizaram tardiamente sua educação pública conquistaram bons resultados a partir do momento em que passaram a fazer altos investimentos no sistema de educação pública. Os exemplos disso são muitos, como Japão, Cingapura, Finlândia e Cuba. Os investimentos devem ser voltados para ampliação, melhorias na infra-estrutura, capacitação dos trabalhadores e bons salários.
(Adufcg)

Postado por: Jorge Luis. Avaliado e Aprovado por: Gabriela Ferreira

Leave a Reply