,

Interface Mídia-Educação é tema de Roda de Diálogo na UFCG



           A Comunicação enquanto objeto de Ação Pesquisa para a Educação é o tema da VII Roda de Diálogo sobre Mídia-Educação, que acontece próxima terça-feira, das 16h30 às 17h30 e das 20h às 21h, na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, respectivamente no Auditório, no período da tarde, e na Sala AB 206, à noite. Participam como convidados a docente e pesquisadora da UFCG, Rossana Arcoverde e o jornalista e diretor do Colégio Motiva, Stélio Mendes.

A atividade de extensão é promovida pelo Grupo de Pesquisa sobre Comunicação, Cidadania e Práticas Culturais, coordenado pela docente Sandra Raquew dos Santos Azevêdo,  e tem por objetivos refletir sobre a tríade mídia-educação-cidadania e promover o intercâmbio de experiências entre diferentes agentes sociais que atuam nas áreas de educação e comunicação.
As Rodas de Diálogo sobre Mídia-Educação, segundo a organização do evento, surgiram no inicio no ano de 2010 durante a disciplina Produção de Mídias Educativas,  ministrada junto os discentes da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia. A atividade de extensão vem fomentando a reflexão e o intercâmbio de experiências entre os estudantes de educomunicação e arte e mídia da UFCG, com organizações da sociedade civil, iniciativa privada e gestores públicos sobre programas, estratégias, pesquisas e políticas públicas desenvolvidas com foco na educação para as mídias.
A cada edição do evento os estudantes de educomunicação da UFCG têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essa área de atuação profissional bem como de tornar público o trabalho desenvolvindo junto à UFCG. Já participaram das Rodas de Diálogo, representantes da Articulação do Semi-Árido Paraibano, educadores da Rede Pública e Privada, integrantes da Casa Brasil, cyberativistas, jornalistas, radialistas, pesquisadores da UFCG, entre outros.
Comunicação, Cidadania e Práticas Culturais - O Grupo de Pesquisa sobre Comunicação, Cidadania e Práticas Culturais é vinculado ao CNPq/UFCG, e possui como eixos de investigação a Crítica das Mídias; Educomunicação Comunitária e Formação Cidadã; Mídia e Práticas Culturais. Participam do Grupo docentes e discentes do curso de Comunicação Social da UFCG e de outras instituições acadêmicas.
Além das atividades de extensão, que são as Rodas de Diálogo sobre Mídias e Educação, o Grupo promove encontros de formação, palestras, mini-cursos e outras atividades voltadas ao fortalecimento da pesquisa e produção acadêmica.   
Comunicação Social – As atividades da graduação em Comunicação Social da UFCG tiveram início em agosto de 2010 com a entrada da primeira turma. O curso de Comunicação Social, da UFCG, tem por foco um currículo transdisciplinar centrado no binômio mídia-educação, a partir da formação de educomunicadores(as). 



Fonte: Relise disponibilizado no e-mail da turma pela profª Sandra Raquew. 


Postado por: Gabriela Ferreira. Avaliado e aprovado por: Jorge Luis.

Leave a Reply